Recomendação de leitura para redação: Bauman
Você provavelmente já ouviu falar de Zygmunt Bauman, caso não, tenho o prazer de lhe apresentar um dos maiores sociólogos do século XX e XXI.
Vou dispensar dados bibliográficos sobre Bauman, já que isso você pode encontrar facilmente na Wikipedia e meu papel aqui não é esse. Bom, vamos lá:
- Bauman é um sociólogo polonês que tem como objeto de estudo a sociedade moderna, portanto, o mundo onde você, caro leitor, vive;
- Publicou mais de 40 obras, algumas extensas, de difícil leitura. Sua obra mais famosa é "Amor Líquido";
- Essa obra que eu recomendo é a de mais fácil leitura. São 44 cartas, como se fosse editoriais, em que Bauman discorre sobre assuntos relevantes da nossa sociedade;
- Há diversos vídeos do Bauman no YouTube nos quais ele fala sobre seu trabalho, seu método de pensar e o conceito de liquidez expresso em todas as suas obras. Recomendo fortemente o vídeo abaixo:
- Bauman sempre foi famoso no mundo acadêmico, mas ganhou relevância nos vestibulares a partir do momento que a banca da Fuvest, que seleciona para a USP, liberou várias redações exemplares que o citavam.
- O conceito de liquidez: Bauman diz que o mundo atual é dinâmico, em constante mudança. Nesse mundo não há tempo para dogmas, certezas ou laços rígidos, até mesmo entre humanos. Daí o conceito de liquidez, afinal, como bem estudamos em física e química, o líquido não tem forma própria, igual esse nosso mundo que muda a cada segundo.
- Essa obra que recomendo tem todo o pensamento dele expresso em cartas curtas, essas cartas vão garantir a você argumento de autoridade, poder de interpretação e análise da sociedade;
- Link para download da obra em questão: Clique aqui (PS: esse link não é meu, apenas o encontrei na internet e estou o indicando aqui).
Em posts futuros comentarei e analisarei algumas cartas, na verdade, as mais relevantes.
Abaixo segue os títulos da carta dessa obra:
1. Sobre escrever cartas… de um mundo líquido moderno 2. Sozinhos no meio da multidão 3. Conversas de pais e filhos 4. On-line, off-line 5. Como fazem os pássaros 6. Sexo virtual 7. Estranhas aventuras da privacidade (1) 8. Estranhas aventuras da privacidade (2) 9. Estranhas aventuras da privacidade (3) 10. Pais e fillhos 11. Os gastos dos adolescentes 12. No rastro da “geração Y” 13. O falso alvorecer da liberdade 14. O surgimento das meninas-mulheres 15. Agora é a vez dos cílios 16. A moda, ou o moto-contínuo 17. Consumismo é mais que consumo 18. O que aconteceu com a elite cultural? 19. Remédios e doenças 20. A “gripe suína” e outras causas de pânico 21. Saúde e desigualdade 22. Não digam que não foram avisados! 23. O mundo é inóspito à educação? (1) 24. O mundo é inóspito à educação? (2) 25. O mundo é inóspito à educação? (3) 26. Fantasmas de Ano-Novo: do que passou e dos que virão 27. Prever o imprevisível 28. Calcular o incalculável 29. As trajetórias tortuosas da fobia 30. Interregnum 31. De onde virá a força sobre-humana, e para quê? 32. Homens, é hora de voltar para casa? 33. Como escapar da crise? 34. Essa depressão tem fim? 35. Quem disse que temos de viver seguindo as regras? 36. O fenômeno Barack Obama 37. A cultura numa cidade globalizada 38. A voz do silêncio de Lorna 39. Estrangeiros são perigosos. Será? 40. Tribos e céus 41. Estabelecendo limites 42. Como pessoas boas se tornam más 43. Destino e caráter 44. Albert Camus, ou: Eu me revolto, logo, nós existimos
Como você pode notar, são temas bem relevantes.
Recomendação de leitura para redação: Bauman
Reviewed by Anônimo
on
15:12
Rating:
Essa foi a melhor coisa que percebi lendo as redações da fuvest no ano passado. De 10 redações, 6 colocava baumman e conseguia sempre 90% da nota na correção.
ResponderExcluir