Usando o Descomplica como forma de estudo para o Enem e grandes vestibulares



Na minha época de vestibulando, não muito tempo atrás, eu fiz cursinho presencial depois do terceiro. Mas no terceiro ano e ao longo do médio, utilizei o Descomplica como forma de estudo e, devido ao tempo de uso, tenho certa experiência com o site. Nesse post, tentarei falar um pouco sobre as vantagens e desvantagens do Descomplica em termos de matérias, também compararei com o cursinho presencial que fiz, considerado um dos melhores de São Paulo.

Panorama geral: O Descomplica tem bom conteúdo e bons professores. Há aulas sobre diversos assuntos. Entretanto, o site ainda peca no nível de profundidade de algumas disciplinas, sobretudo as exatas. Parece que bom tempo se subestimou o que podia e não podia cair no Enem e isso prejudicou a grade de conteúdo, já que os últimos Enem's mostraram que, além de serem imprevisíveis, são bastante conteudistas sim. Abaixo faço a análise por disciplina...

  • Português - Gramática: Há boas aulas gravadas, na verdade, excelentes! A maior parte delas são antigas e estão no conteúdo "Ensino Médio", entretanto, são bem sintéticas, diretas e abrangentes. Definitivamente, para quem presta vestibular que ainda tem prova de gramática tradicional, esse é um ponto que pode ser estudado através do Descomplica. Sinceramente, entre o cursinho e o Descomplica, eu preferia estudar pelo Descomplica. Isso para gramática, claro.
  • Português - Redação: As aulas de redação gravadas, especialmente do Rafael, são excepcionais. As aulas ao vivo, nem tanto, pois normalmente uma boa parte do tempo é desperdiçado com exemplos e brincadeiras infrutíferas. Recomendo fortemente os módulos gravados, que são realmente COMPLETOS. Eu tirei 980 na redação do Enem e 9,5 na Fuvest e posso afirmar que foi nos módulos do Descomplica que aprendi a fazer redação. Assista todos os módulos, incluindo aqueles que falam de aspectos mais gramaticais (esses módulos são ótimos porque lhe ajudarão não só na redação, mas também na prova de gramática) e de eixos temáticos (as discussões estão muito boas! Há muita coisa de cultura geral e um pouco erudita, aproveitem!). Eu gostava das aulas de redação no meu cursinho, mas, ainda assim, os módulos do Descomplica são melhores.
  • Português - Redação - Correção: Infelizmente, a correção do Descomplica é muito superficial. As notas parecem meio aleatórias e os comentários de correção são escassos.
  • Português - Literatura + Artes: Há boas aulas. O Diogo (Diego? Não lembro) é um bom professor, costuma passar todo o conteúdo cobrado em literatura de forma compacta, rápida e serena. Além disso, os módulos gravados são muito bons! No entanto, o site ainda possui pouca coisa no que tange à Arte, algo que vem sendo cobrado ano a ano no Enem. Mas o problema de não ensinar "Artes" direito não é só do Descomplica, todos os cursinhos passam por isso. Se você for prestar algum vestibular com lista de literatura mais específica, como a Fuvest, as coisas complicam um pouco, já que as aulas gravadas de obras são muito resumidas. Caso só vá estudar pelo Descomplica e pretenda prestar algum vestibular com lista própria, recomendo fortemente procurar material por fora.
  • História Geral e do Brasil: Os módulos são excepcionais! Todos são muito completos e compactos. Realmente abrangem todo o conteúdo! Na minha época, havia dois principais professores que davam aulas online: Willian e Pelizari (posso ter escrito o nome errado). O Pelizzari era de um carisma e inteligência incrível, sempre com muito boas citações, mas nem sempre aprofundava o necessário na aula. Já o Willian, detentor de uma didática incrível, sempre conseguia passar todo o conteúdo. Bem, pra mim, história no cursinho e no Descomplica estavam no mesmo nível!
  • Geografia Geral e do Brasil: O conteúdo é bom, mas os módulos gravados são melhores que as aulas ao vivo. O principal professor, Hansen, não costuma aprofundar assuntos recorrentes em grandes vestibulares nas aulas ao vivo, suas aulas normalmente são mais em tom de discussão, o que nem sempre é bom. Os módulos gravados são mais diretos, sem muitas voltas. Infelizmente, o Descomplica ainda peca em Geografia Física (tanto geral como do Brasil), recomendo que nessa parte você use material adicionar. Entre o Descomplica e o Cursinho, eu preferia o cursinho porque a parte de geo física era melhor. (DICA: O material do Bernuoli é ótimo em geografia física!)
  • Física: Bom, aqui começa o problema. O professor, Léo, é excelente. Mas, infelizmente, o Descomplica não tem um acervo gravado suficiente para a prova de física do Enem ou dos grandes vestibulares. Falta dar detalhes, falta ter exercícios com resolução gravada. Os módulos trabalham só o feijão com o arroz, coisa que o Enem vem mostrando não ser suficiente. Embora o professor seja muito bom, o tempo da aula é pouco demais para expor todos os assuntos pertinentes. Além disso, física normalmente é um problema dos vestibulandos. Eu recomendo fortemente que você use um livro chamado Tópicos de Física (embora extenso, ELE É SENSACIONAL E VOCÊ VAI CONSEGUIR GABARITAR FÍSICA COM ELE). Física eu preferia no cursinho, afinal tinha 6 horas por semana e tudo era muito mais detalhado.
  • Biologia: O Oda é sensacional, dispensa comentários. Tanto os módulos gravados como as aulas online são EXCELENTES e no nível adequado tanto para o Enem como para os grandes vestibulares (Fuvest, Unicamp, Unesp...). Eu, sinceramente, preferia estudar pelo Descomplica. Biologia é um ponto forte do Descomplica. (Não curto o Jubilut, acho que ele dá volta demais pra explicar)
  • Química: Há boas aulas gravadas. Eu não gostava muito das aulas online, mas elas também são boas. O conteúdo é adequado e se você fizer o roteiro proposto certinho, certamente dominará o necessário para o Enem. Eu só recomendaria dar uma reforçada em orgânica, principalmente reações orgânicas, por fora. Esse último conselho é um imperativo se você for prestar Fuvest. Eu não via muita diferença entre o Anglo e o Descomplica, a maior era que no Anglo eu tinha muitos exercícios e isso ajudava na fixação. 
  • Inglês: O conteúdo é fraco. Poucas aulas gravadas, completamente aleatórias. Mas não se desespere! O Enem não cobra gramática. O melhor jeito aqui é ir tentando ler notícias, em sites como o NYTimes, e artigos publicados em revistas e sites de divulgação científica. Esses textos são os favoritos do Enem e se você tiver com um vocabulário mediano, passará por inglês sem problemas.
  • Matemática: Calcanhar de Aquiles dos vestibulandos, é também um dos pontos fracos do Descomplica. As aulas ao vivo não fluem bem, não são detalhadas o suficiente e o maior problema é que não há um canal muito eficiente para a resolução de dúvidas. Se você fizer todo o roteiro do Descomplica certinho e for fazer o Enem, provavelmente terá conteúdo para fazer umas 38 das 45 questões (as outras 7 provavelmente você não vai ter tido a matéria no nível suficiente para resolvê-las). Se usar só o conteúdo do Descomplica e for prestar uma Fuvest da vida, o resultado muito provavelmente será precário, já que o Descomplica é péssimo em geometria e álgebra mais aprofundada. Recomendo fortemente o canal do Nerckie e listas adicionais de exercício.
Quero deixar claro que é só minha opinião e também a forma como as coisas funcionavam para mim. Mas, de maneira geral, muita gente pensa parecido com isso.
Em um post futuro discutirei sobre fazer cursinho online ou presencial.
É isso, obrigado (:
Se tiverem dúvidas ou pedidos de post, postem nos comentários!
Usando o Descomplica como forma de estudo para o Enem e grandes vestibulares Usando o Descomplica como forma de estudo para o Enem e grandes vestibulares Reviewed by Anônimo on 13:19 Rating: 5

3 comentários:

  1. No geral você sugere estudar pelas aulas gravadas ou pelas ao vivo?

    ResponderExcluir
  2. Eu tô bem perdida usando o descomplica, estou no 2 ano do ensino médio, você achar que vale a pena ter assinado o descom? Se você dá dicas sobre a plataforma no Instagram ou em qualquer rede social, me fala, seria uma grande ajuda pra quem vai iniciar essa vida de vestibular…

    ResponderExcluir
  3. Eu tô bem perdida usando o descomplica, estou no 2 ano do ensino médio, você achar que vale a pena ter assinado o descom? Se você dá dicas sobre a plataforma no Instagram ou em qualquer rede social, me fala, seria uma grande ajuda pra quem vai iniciar essa vida de vestibular…

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.